sábado, 19 de novembro de 2005

Google News Reintegracionista

Esta semana Google News lançou a sua esperada versom em galego-português, com dous interfaces:
Google News Brasil [1] e Google News Portugal [2].

Em qualquer das duas interfaces, portuguesa ou brasileira, as buscas em Google News mostram resultados dos meios lusófonos de ambos os países, mas nom só. Também aparecem meios africanos de expressom galego-portuguesa como Angolapress ou Panapress.

Mas o que mais nos interessa aqui é o facto de a versom lusófona do Google News ser reintegracionista, umha vez que inclui, entre as fontes em que procura notícias, os artigos publicados em galego-português de muitos meios galegos como La Voz de Galicia, La Opinión de A Coruña, El Correo Gallego (mas nom, por enquanto, Galicia Hoxe [!]), Xornal.com, El Ideal Gallego... Parecem faltar Vieiros, A Nosa Terra, Galiza Livre, Arroutada Notícias e outros integramente em galego-português.

Podem fazer-se sugestões [3] ao Google News lusófono para que acrescente fontes de notícias. Eu já sugerim que acrescentem o PGL [4], como a magnífica fonte de notícias sobre língua que é.

Disponibilizo aqui um mecanismo de pesquisa de Firefox ou Mozilla para o Google News-Lusofonia [5] em formato zip (descompactar e incluir na pasta "searchplugins"). Se estás navegando agora com Firefox ou Mozilla, podes instalá-lo automaticamente clicando aqui.


O novo Google News em Galego-Português:


    4 comentários:

    Boss disse...

    é importante que muita gente sugira novas fontes. Creio que estes sites já listados, também já o estariam no Google News em espanhol, não? Salvo erro são todos maioritariamente escritos em espanhol, e provavelmente o sistema automatizado do google reconheceu as notícias em galego como portuguesas, e direccionou-as para as versões lusófonas. Mas todos esses sites exclusivamente em galego também devem ser acrescentados :)

    el niño de la guía disse...

    Eu identifico o meu blogue como português no código xHTML inda que o jeito no que se escreve além do Minho nom seja estrictamente igual ao «meu».

    Boss disse...

    Acabei de descobrir uma notícia do PGL quando procurava por Cesariny! :) E entretanto vi que também o Vieiros e a Arroutada Notícias estão agragados :)

    Félix disse...

    ben...

    as webs galegas tamén aparecen cando se buscan páxinas en español... non si?

    temos unha conversa pendiente sobre o reintegracionismo... lembras? :-)

    saúdos